domingo, 28 de agosto de 2011

Copa Espírito Santo: tudo sobre a 2º rodada


A Desportiva Ferroviária abriu vantagem na liderança do Grupo A: no primeiro clássico da Copinha, os grenás venceram o Serra. Com show do garoto João Paulo, Rio Branco conquista a primeira vitória na competição e segue na cola da Tiva. Diante de sua torcida, Botafogo de Jaguaré derrota o Linhares e assume a liderança do Grupo B.

O cara da rodada, com 17 anos, bem que poderia ser chamado de “carinha”. Mas João Paulo (na direita da foto superior), do Rio Branco, jogou como gente grande! Principal nome da vitória capa-preta, o garoto anotou um gol e deu passe para Thiago Keller marcar o dele. O cara!

Desportiva 3 x 1 Serra

A Locomotiva Grená não para! No sábado, no Engenheiro Araripe, a Desportiva Ferroviária derrotou o Serra por 3 a 1 e continua 100% na Copa Espírito Santo. Os gols da partida foram marcados por Rodrigo Calixto, Flávio e Léo Oliveira. Magalhães, de pênalti, descontou para o Tricolor Serrano.

Com a vitória, a Tiva permanece na liderança do Grupo A com seis pontos. Já o Tricolor Serrano, que folgou na primeira rodada, divide a lanterna com o Vilavelhense.

O jogo

A Desportiva abriu o placar no primeiro ataque do jogo. O meio Arpini cobrou falta, o goleiro Marcão falhou e Rodrigo Calixto, de calcanhar, abriu o placar no Jardim. Após o lance, o jogador deixou o campo com dores no joelho.

Em desvantagem no placar, o Serra partiu para cima. Mas a força de vontade do time serrano esbarrava na desorganização dos jogadores. A Desportiva chegava com mais perigo, principalmente na bola parada.

Mas o Tricolor Serrano continuou tentando buscar o gol. E a insistência do virou gol aos 37 minutos. Em um contra-ataque, Rafinha, que havia acabado de entrar no lugar do atacante Oliveira, lançou para Magalhães na área. O atacante tricolor recebeu, fez bela jogada, e foi derrubado pelo zagueiro Tony. Pênalti. Na cobrança, o próprio Magalhães marcou e empatou a partida para o Cobra-coral.

Segundo tempo

O segundo tempo começou lento. As duas equipes pouco criaram e se arriscavam nos chutes de longe, sem sucesso. Foi quando aconteceu a cena mais inusitada da partida. O volante Lewis, que fazia sua estreia pelo Tricolor, sentiu dores musculares e teve que deixar o campo. Sem opções no banco de reservas, o técnico Rozan Souza foi obrigado a colocar o goleiro Rodrigo para jogar na linha.

Mesmo com dois “goleiros” em campo, o Serra tomou mais um gol. Aos 28 minutos, o artilheiro grená apareceu no jogo. Após um cruzamento, o atacante Flávio dominou e bateu sem chances para o goleiro Marcão. 2 a 1 para a Desportiva.
Cabia mais um. Léo Oliveira cobrou uma falta perfeita, aos 43 minutos, e fechou o placar para a Desportiva Ferroviária, que segue líder e 100% na Copa ES.

Botafogo de Jaguaré 2 x 0 Linhares

O Botafogo de Jaguaré conquistou sua primeira vitória na Copa Espírito Santo 2011. Jogando em casa, no Conilon, o Fogão derrotou o Linhares por 2 a 0. Gilmar e Marco Alagoano, no segunto tempo, marcaram para o time comandado por Giuliano Pariz.

Com o resultado, o Fogão de Jaguá chega aos quatro pontos. A Coruja, que folgou na primeira rodada, segue sem nada na tabela


Rio Branco 2 x 0 Vilavelhense


Após um primeiro tempo sonolento e um segundo espetacular, o Rio Branco venceu o Vilavelhense por 2 a 0, no Engenheiro Araripe, e conquistou sua primeira vitória na Copa Espírito Santo. Os gols da partida foram marcados por João Paulo e Thiago Keller, ambos na segunda etapa do jogo.

Com a vitória, o Capa-preta chega aos quatro pontos e ocupa a segunda colocação do Grupo A. Já o Vila, sem nenhum ponto, amarga a lanterna da competição.

O jogo

Após o empate em 0 a 0 com o Capixaba, na primeira rodada, o técnico capa-preta Mauro Rosa prometeu mudar a equipe. E mudou. O time saiu do 3-5-1 e passou a jogar no 4-4-2. Mauro Rosa também colocou o zagueiro Leandro Souza no lugar de Pipoca e o garoto João Paulo entrou na equipe titular.

Assim, o Rio Branco, que estreava seu terceiro uniforme, começou melhor a partida. João Paulo, Thiago Keller e Emílio trocavam passes no meio campo e logo as oportunidades começaram a aparecer. Mas o Capa-preta não chegava com perigo.
A partida era morna, mas o Rio Branco tentava buscar o gol. As oportunidades apareciam principalmente com Ramon e João Paulo, que desperdiçou a melhor chance da partida após um passe de Thiago Keller.

O Vila marcava bem, mas não assustou o Rio Branco em nenhum minuto na primeira etapa

Segundo tempo

Para o segundo tempo, o técnico Mauro Rosa fez uma substituição fundamental para a partida: tirou o lateral Isac para entrada do meia Ronicley.
Com Ronicley com fome de bola, o Capa-preta partia para a pressão. As oportunidades continuavam a sair dos pés de João Paulo, que foi recompensado.

Aos 19 minutos, Thiago Keller fez boa jogada na área e o garoto João Paulo, que tem apenas 17 anos, só teve o trabalho de mandar para o fundo da rede.

Inspirado e bem postado no jogo, Ronicley armava as melhores jogadas do Rio Branco. Mas o Capa-preta pecava na pontaria. Roni e João Paulo perderam oportunidades incríveis.

O Vilavelhense continuava dormindo na partida. E o jogo se encaminhava para uma vitória magra do Brancão. Até que a estrela João Paulo brilhou mais uma vez.

O jovem atacante Capa-preta, que minutos antes havia feito uma jogada genial, deixou Thiago Keller livre. O meia não desperdiçou e mandou para o fundo da rede, decretando a primeira vitória do Rio Branco na competição

Rio Branco: Reinaldo; Isaac (Ronicley), Marcelo (Guaçuí), Leonardo Souza e Ramon; Gil Baiano, Caio, Emílio (Vitor Bubu) e Thiago Keller; João Paulo e Piter. Técnico: Mauro Rosa
Vilavelhense: Juninho; Flávio (Daniel), Felipe Almeida, Marco Antônio e Leandro; Gabriel, Amaral (Herick), Emerson Goiano e Richard; Caio e Andrei (Rafinha). Técnico: Fernando Tonet




Guardada as proporções e as diferenças, o Espírito Santo também tem o seu Neymar ou o seu Lucas. Com apenas 17 anos, João Paulo vem conquistando seu espaço no Rio Branco. Neste domingo, na vitória por 2 a 0 em cima do Vilavelhense, o garoto foi o principal nome do jogo e mostrou que tem talento de sobra para ser titular da equipe. Foi o cara da rodada! Ou melhor, o carinha.

João Paulo foi o nome do jogo. As principais jogadas do Rio Branco passavam por ele. E foi ele quem decidiu. Aos 19 minutos fez o primeiro gol capa-preta na competição. E aos 43 deu passe açucarado para Thiago Keller fazer o dele.

Destaque na conquista do da Copa ES Sub-20, João Paulo estreou na equipe titular do Capa-preta no início do ano, contra o Serra, pelo Capixabão. Agora, titular da equipe, o garoto só tem a agradecer. “Agradeço principalmente ao Mauro Rosa que me deu essa chance de entrar como titular. Agora é trabalhar mais para dar sequência ao trabalho e poder ajudar o Rio Branco nessa longa caminhada” Nós, amantes do futebol, também agradecemos por ter um João Paulo.













Na próxima rodada, o Serra faz o clássico contra o Rio Branco. Já a Desportiva folga e só retorna contra o mesmo Rio Branco, no dia 11/09. O Vilavelhense recebe o Capixaba.

Fotos: Bruno Coelho e Chico Guedes

Nenhum comentário:

Postar um comentário