São Mateus



Associação Atlética São Mateus
Fundação: 13 de Dezembro de 1963
Cidade: São Mateus
Apelido:  Pitbul do Norte/ Alvianil do Sernamby/ Azulão do Norte/ Associação
Mascote: Pitbul
Estádio:  Manoel Moreira Sobrinho- Sernamby (Capacidade: 7.500)
Torcedor: Alvianil Mateense
Presidente: Joelson de Oliveira
Nossa página do Pitbull no Facebook: http://www.facebook.com/pages/Pitbull-do-Norte/209364319134788


Pitbull, mascote do São Mateus
A História da Associação Atlética São Mateus começa no dia 13 de dezembro de 1963, a partir da iniciativa do Padre Antônio Pianca, que organizou um time formado basicamente por seminaristas da Congregação Mariana e que treinava em um campo localizado no Bairro Sernamby, onde atualmente está localizado o Estádio Manoel Moreira Sobrinho. O padre tinha por intenção proporcionar aos seminaristas uma nova forma de lazer, diversão e distração.

O campo onde treinavam havia sido construído pela comunidade do bairro, com o fim de criar um espaço comunitário para o desenvolvimento de atividades esportivas e sociais das crianças, adolescentes e jovens.
Com certa regularidade de jogos e a supervisão de João Nardoto Filho, seu primeiro presidente, o time passou a se chamar Centro Educativo Recreativo Associação Atlética Paroquial, sendo que até o ano de 1970 disputava partidas marcantes com o Industrial, de Linhares, que originaram uma rivalidade que ultrapassaria décadas entre as duas cidades. Os jogos contra o Matheense Football Club, também do bairro Sernamby, eram verdadeiros clássicos, recheados de rivalidade.
Em 1971, o clube mudou de nome e passou a ser conhecido como Centro Educativo Recreativo Associação Atlética Desportiva (AAD), para mais tarde se tornar Centro Educativo Recreativo Associação Atlética São Mateus.
Em 1975, quando ganhou personalidade jurídica, o São Mateus conquistou o 1º Campeonato do Norte do Estado, passando a ser conhecido como O Gigante do Norte. O primeiro Campeonato Capixaba da 1ª Divisão que disputou foi em 1976, conquistando o troféu de Campeão Estadual do Interior.
Nessa época, a diretoria do então presidente José Geraldo de Andrade entrou com uma ação na justiça reivindicando a posse do estádio. A justiça entendeu que era correta a reivindicação e a posse do estádio foi dada ao clube por usucapião.

No ano de 1979, a diretoria do clube decidiu voltar a disputar torneios amadores, por serem mais rentáveis. Nesse período o São Mateus foi tri-campeão do Campeonato Estadual de Amadores (1984, 1985 e 1986) e bi-campeão do Campeonato do Norte Capixaba (1984 e 1985).
Devido as conquistas no cenário amador e ao temor à camisa alvi-anil que os adversários tinham, em 1987 o clube voltou ao cenário profissional, sendo o campeão da primeira edição do Campeonato Capixaba da Série B, retornando assim a Série A em 1988.
No ano de 1994, a Associação foi Vice-campeã Capixaba, após a Desportiva Ferroviária conquistar ambos os turnos da competição.

No ano de 1995, a Associação disputou o seu primeiro campeonato nacional, o Campeonato Brasileiro da Série C, vaga conquistada com o vice-capixaba do ano anterior. Nessa competição, a Associação foi a nonagésima colocada no geral, com quatro pontos conquistados, decorrentes de quatro empates.
Em 1999, disputou sua primeira Copa Centro-Oeste, aplicando a maior goleada da competição naquele ano, 8x0 em cima do Ivinhema-MS. Nesta competição, a Assossiação também teve a defesa menos vazada, com apenas 2 gols sofridos, terminando em 6º lugar. .[1]

No ano de 2000, o clube realizou a maior façanha de sua história, ao ser terceiro colocado Copa Centro-Oeste, após empatar, nas semi-finais, em ambos os jogos por 1x1 com o Vila Nova-GO, que conquistou a vaga por ter melhor campanha que a Associação. Vale ressaltar também que o São Mateus classificou-se às semi-finais como primeiro do seu grupo (grupo B)..[2] Neste mesmo ano, devido a esse feito, o clube passou a ser conhecido como O Pit Bull do Norte.

Após o terceiro lugar na Copa Centro-Oeste, a Associação passou por um período de estagnação, com resultados medianos no Campeonato Capixaba, o que gerou certa insatisfação da torcida.

No ano de 2005, o clube montou uma das equipes mais fortes do Capixabão, sendo terceira colocada na competição. Nesse mesmo ano, o São Mateus fechou uma parceria com o Fluminense, do Rio de Janeiro. Para comemorar a iniciativa, foi marcado um jogo amistoso entre a equipe capixaba e a categoria sub-23 do clube carioca. O São Mateus, para cerca de 5 mil pessoas, debaixo de forte chuva e com direito a apagão dos refletores venceu o Fluminense por 3x1.
No ano de 2006, foi montada uma equipe em parceria com uma empresa de Ibiraçu. O projeto não rendeu como esperado e o clube foi rebaixado com apenas um ponto conquistado no Campeonato Capixaba.

Após ser rebaixado em 2006 e ter ficado em quinto lugar na Série B de 2007, em 2008 o São Mateus entra na competição como umas das equipes favoritas ao título e consegue se classificar às semi-finais da competição em primeiro lugar, após golear o GEL por 4x1 dentro do Sernamby.
Nas semi-finais o São Mateus enfrentou a equipe do Vitória, empatando por 2x2 o primeiro jogo em Bento Ferreira e goleando por 3x0 no segundo dentro do Sernamby, garantindo assim vaga na Série A de 2009.
Nas finais encarou o GEL, que havia derrotado a badalada equipe do Estrela do Norte. O primeiro jogo, no município da Serra, terminou em 2x2.
No jogo de volta, em São Mateus, a equipe alvi-anil saiu na frente do marcador, deixando o GEL virar para 2x1, placar que persistia até 37 minutos do segundo tempo, quando o xodó da torcida mateense, Ferrugem, empatou o jogo com um chute de fora da área. O resultado, que se manteve até o fim da partida, deu o título ao São Mateus, por ter feito melhor campanha que o GEL.

Após ser campeão capixaba da Série B, a diretoria do São Mateus chegou a ameaçar não disputar a Série A de 2009 alegando falta de recursos para a disputa do mesmo. Caso isso tivesse acontecido, o clube seria novamente rebaixado à Série B. Mas faltando apenas poucas semanas para o inicio do Capixabão, o presidente Joelson de Oliveira incumbiu Pedro Artur (supervisor), Barto (gerente de futebol) e Vevé (técnico) de formarem uma equipe às pressas e que era composta de jogadores desconhecidos até então no cenário capixaba. Sua proposta e principal meta era não deixar novamente o clube ser rebaixado. Mas a desconhecida equipe e que até então levantava desconfiança da torcida, realizou uma das melhores campanhas da história do Campeonato Capixaba, classificando em primeiro lugar para as semi-finais na penúltima rodada, enfrentando assim o Vilavelhense, sendo derrotado no Salvador Costa por 1x0 e vencendo no Sernamby por 2x0, classificando-se assim às Finais do certame estadual.
Nas Finais, o São Mateus enfrentou a segunda melhor equipe da competição, o Rio Branco, que vinha de um jejum de 24 anos sem ser Campeão Capixaba. No Primeiro jogo, no Engenheiro Araripe para mais de 8000 pessoas, o Rio Branco venceu pelo placar de 2x1, com direito até a contusão do juiz no segundo tempo.
Na partida de volta, no Sernamby, a equipe Capa Preta saiu na frente do placar, colocando uma vantagem de 2x0, iniciando assim uma série de eventos duvidosos por parte da equipe de Vitória.
Após o primeiro gol da equipe mateense a confusão se instalou e após alguns minutos de violência, o arbitro Devarly do Rosário deu continuidade a partida, que não durou muito tempo, pois exatamente após o reinicio, Bombom empatou para o São Mateus, o que novamente acarretou em paralisação.
Após quase 20 minutos de vandalismo, novamente o arbitro deu continuidade ao jogo, que não continuou por muito tempo. O senhor Devarly do Rosário viu-se obrigado a encerrar a partida com apenas 16 minutos de bola rolando no segundo tempo, após o atleta do Rio Branco Elder contundir-se bizarramente após cobrar um lateral.

O campeão capixaba acabou sendo decido nos trubunais. O Pleno do TJD da FES decidiu que o título deveria ser dado ao São Mateus e após alguns meses, o Pleno do STJD decidiu o mesmo, sagrando definitivamente o São Mateus como Campeão Capixaba de 2009.
No mês de agosto, decidiu-se que o São Mateus deveria disputar a Copa Espírito Santo numa parceria com o Veneciano, de Nova Venécia. Os jogos seriam mandados no Zenor Pedrosa Rocha, naquela cidade, mas os planos esbarraram na capacidade do estádio, que é de apenas 1600 pessoas, sendo que o regulamento exige no mínimo 2000.
No mês de setembro foi anunciado que o Estádio do Sernamby foi posto a venda, pelo valor de 9 milhões. Os objetivos da venda são de sanar as dividas do clube, que gira em torno de 800 mil reais e construir um novo estádio, nos moldes do Conilon, em Jaguaré, com capacidade para 15 mil pessoas.
Em 2010, a equipe disputou sua primeira Copa do Brasil, contra o Remo, do Pará, sendo eliminada na primeira fase, ao ser derrotada por 2 a 1 e 4 a 1.

Principais Títulos:
Campeonato Capixaba: 2009
Campeonato Capixaba Série B: 1987 e 2008
 
 


16 comentários:

  1. Meu Nome é : Naicon Barcellos, tenho 20 anos, minha altura é 1,85m sou goleiro de Boa Esperança o mais destacados entre os demais e queria saber se vcs estão despostos a deixarem eu fazer um teste aqui em São Mateus, pois agora estou moran do aqui qualquer coisa deixe-me uma resposta em meu email : barcellos09@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Prazer Meu nome e Gleiferson jogo no ataque Meu sonho e ser jogado de futebol e cade Dia eu vou buscando isso. queria sim você pudesse mim ta uma chance pra mostra meu futebol pra você teu 17 anos altura e 1,75m .. meu sonho e jogador no clube como Desportiva Ferroviária.. obrigado pela colaboração.. deixe-me uma resposta em meu email : gleiferson_araujo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Meu nome e Lucas Carlos , tenho 17 anos e tenho 1.72m de altura.Tenho um grande sonho sonho de ser jogador de futebol como muitos outros garotos , a diferença e que eu nao desito e sou muito esforçado.Ja joguei no cruzeiro de mata da serra e no Ajax de planalto serrano.
    Qualquer coisa me deixe uma resposta no meu email : ngo_lucas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Meu nome é Ygor Nogueira, sou 92 minha altura é 1,78.. ja psssei pelo Caxias f.c (vitória) CTVV (vila velha) e espero ter uma oportunidade no clube e seguir carreira como profissional. email: ygor.colzani@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Queria Mandar Um Abraço aew Pro Kiko

    ResponderExcluir
  6. sou mateense de coraçao nasci em sao mateus e hoje moro no rio de janeiro torcedor do sao mateus no futebol profissional e no futebol amador do sociedade esportiva leonico do bairro litoraneo

    ResponderExcluir
  7. Oi meu nome e renan tenho1.60 de altura nasci em 1989 jogo atualmente no melhor time de vitoria londrina fc disputo varios campeonatos municipais e ja passei em varios clubes hoje em dia trabalho como auxiliar de obras mas nunca desisti do meu sonho so atacante e bom no que faço meu email e renanassis157@hotmail.com e meu tel de contato e9871,2952 obrigado

    ResponderExcluir
  8. boa noite!me chamo ANDRE WERNECK MARTINS tenho 39 anos,sou treinador de base aqui no rio de janeiro e gostaria de trabalhar com vcs,(21)6989-4288

    ResponderExcluir
  9. olá, meu nome e Guilherme Martins tenho 14 anos sou lateral esquerdo e desejo jogar no sao mateus pois estou morando ne guriri . quero mostra o meu futebol me de uma resposta no meu e-mail guiu.oasis@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Olá Sou Luiz Felipe Depollo , Tenho 11 Anos , Se Surgirem Vagas Me Responda , Por Favor , Sonho Em Ser Um Jogador De Futebol , Minha Posição é Atacante , Por Favor !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só Que Estou Na Conta do Google DO Meu Irmão , Por Favor Sonho em Ser Um Jogador , Minha Posição é Atacante !!!

      Excluir
    2. Numero de Contato : 027 998480968

      Excluir
  11. Olá sou João Victor tenho 17 anos tenho 1.90 de Altura jogo no Ferroviário e estou a procura de um clube profissional para realizar meu grande sonho de virar jogador de futebol

    Contato: 31 99869 6179

    ResponderExcluir
  12. SOU HENRIQUE CESAR, MORO ATUALMENTE NO BAIRRO SERNAMBI AO LADO DO ESTADIO, PRETENDO FAZER UM TESTE COM VCS, MAS PARA ISSO PRECISO DE UMA OPORTUNIDADE, SOU MEIO CAMPISTA MAS FLEXÍVEL PARA UM PONTA ESQUERDA , UM MEIO ARMADOR, TENHO 22 ANOS, SERA UM IMENSO PRAZER TER PELO MENOS 20 MINUTOS DE TREINO PARA MOSTRAR MINHA CAPACIDADE, OBRIGADO!! 27 99842-8349

    ResponderExcluir
  13. SOU HENRIQUE CESAR, MORO ATUALMENTE NO BAIRRO SERNAMBI AO LADO DO ESTADIO, PRETENDO FAZER UM TESTE COM VCS, MAS PARA ISSO PRECISO DE UMA OPORTUNIDADE, SOU MEIO CAMPISTA MAS FLEXÍVEL PARA UM PONTA ESQUERDA , UM MEIO ARMADOR, TENHO 22 ANOS, SERA UM IMENSO PRAZER TER PELO MENOS 20 MINUTOS DE TREINO PARA MOSTRAR MINHA CAPACIDADE, OBRIGADO!! 27 99842-8349

    ResponderExcluir
  14. Gabriel Cordeiro de Moura
    Meio Campista_19 anos
    E_mail: gabrielcordeirodemoura@yahoo.com.br

    Mudei para São mateus esse ano, e gostaria de fazer um teste no time



    ResponderExcluir