segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Decisão da Copa ES 2011: Grená e Merengue

Nos próximos dois finais de semana, Desportiva Ferroviária e Real Noroeste decidem o título da Copa Espírito Santo 2011









Desportiva Ferroviária ou Real Noroeste. Um dos dois será o campeão da Copa Espírito Santo 2011 e o representante capixaba na Copa do Brasil 2012, ao lado do São Mateus, campeão capixaba. Os Grenás garantiram classificação na final ao empatar com o Vitória, após vencer o jogo de ida por 1 a 0. Já o Real chegou à sua segunda decisão da Copinha passando pelo mesmo Rio Branco que havia eliminado no ano passado.

Em reunião na tarde desta segunda-feira (7) na Federação de futebol, ficou decidido que o primeiro jogo, no próximo sábado (12), será no Estádio José Olímpio da Rocha, às 19 horas. A partida decisiva será disputada no Estádio Engenheiro Araripe, no dia 20, às 10 horas.

Por serem os primeiros colocados em seus grupos na primeira fase, não haverá vantagem na decisão. Em caso de dois empates, ou uma vitória para cada lado com o mesmo saldo de gols, o campeão será definido nos pênaltis.


Desportiva Ferroviária: sensação do campeonato rumo ao título

Flávio, artilheiro da Copa. Ft: Chico Guedes
De volta ao futebol profissional após 12 anos, a Desportiva Ferroviária era a grande atração da Copa Espírito Santo 2011. Atração sim. Favorita não. O discurso no Jardim no início da competição era que o time montado em dois meses seria para uma preparação visando o Capixabão da Série B em 2012. Para isso, a diretoria resolveu mesclar jovens atletas com jogadores experientes que já haviam passado pela equipe do Araripe, como Gilmar, Léo Oliveira, Rodrigo Calixto e Dênis.

Para o torcedor grená, só de ver a Desportiva em campo com o escudo da Ferroviária já era uma vitória. Mas o time e o futuro da equipe na competição eram dúvidas. Bastou alguns jogos para essa dúvida ir para o espaço. A vitória em cima do Vilavelhense por 2 a 0 na estreia abriu caminho para uma campanha quase irretocável. Ainda no primeiro turno, os grenás viraram favoritos ao título. No segundo, a equipe manteve a boa campanha e garantiu a classificação em primeiro lugar no grupo.

Real Noroeste: três finais em um ano e três meses

Quanto tempo leva para criar uma equipe de futebol, colocá-la na elite do esporte local e chegar em três finais? Para o Real Noroeste, levou apenas um ano e três meses. Criado em 2008, o time do Noroeste do Estado só se profissionalizou em 2010. E na primeira competição oficial, o novato desbancou o tradicional Rio Branco e chegou à final da Copa ES 2010. Neste ano, o time merengue conseguiu acesso para a elite do futebol capixaba após ficar em segundo lugar na Série B. E a história surpreendente ficou completa no último sábado, após eliminar o Capa-preta mais uma vez e se classificar para a final da Copinha.

Willy, principal jogador do Real . Foto: Chico Guedes
O Real fez uma campanha de altos e baixos e contou com a sorte por mais de uma vez para chegar em sua terceira decisão de campeonato. Os Merengues fizeram um primeiro turno modesto, vencendo apenas uma partida. Apesar da campanha irregular, o Real assumiu a liderança do disputado Grupo B logo na primeira rodada do returno, após vencer o Espírito Santo de Colatina por W.O. A liderança que veio “de mão beijada” fez bem ao time, que venceu duas partidas consecutivas e entrou de vez na disputa pela vaga na final.

Contra o Rio Branco, mais uma vez a sorte soprou em direção ao Noroeste capixaba. Mesmo tendo feito campanha inferior a do Rio Branco na primeira fase, o Real foi para a semifinal com a vantagem pois se classificou em primeiro do grupo. Bastou dois empates para carimbar a vaga na decisão

Nenhum comentário:

Postar um comentário