sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Copa Espírito Santo: 8ª rodada

A oitava rodada da Copa Espírito Santo 2011 começa neste sábado, com as partidas: Capixaba x Vilavelhense e Real Noroeste X Vitória. Domingo é dia de clássico. Rio Branco e Serra se enfrentam no Estádio Engenheiro Araripe. Fechando a rodada, na segunda-feira, jogam Espírito Santo de Colatina X Linhares.


Confira todos os jogos da rodada:

Capixaba X Vilavelhense






Fernando Tonet, técnico do Vila. Foto: Everton Nunes
A briga no Grupo A da Copa Espírito Santo está acirrada. E neste sábado, um dos candidatos a uma das vagas na semifinal pode dar adeus à competição. Capixaba e Vilavelhense se pegam, às 15 horas, no Estádio Emílio Nemer, no último confronto direto entre os times que brigam por uma vaga na semifinal. Se perder ou empatar, o time canela-verde estará eliminado da Copinha.

Na terceira colocação, com sete pontos, o Vilavelhense vem de um empate com o vice-líder Rio Branco e precisa vencer para se manter vivo na disputa. Apesar de faltar três rodadas para o fim do returno, a partida de sábado será a penúltima do time canela-verde, que folga na próxima rodada e volta apenas na última. Portanto, mais do que nunca, um triunfo em cima do Capixaba é questão de sobrevivência na competição.

Allan Dellon. Foto: Fábio Vicentini
"Todos nós sabemos da importância dessa partida. Já falei isso com os jogadores e eles estão cientes. Agora é trabalhar, não adianta ficar falando isso ou aquilo, colocando mais pressão. Tenho que dar tranquilidade os meus atletas", disse o técnico Fernando Tonet.

Mas para não dar adeus à competição de forma precoce, Tonet continua apostando na experiência de alguns jogadores do elenco. Allan Dellon, que estreou contra o Rio Branco, no último domingo, é principal aposta. “Espero mais dele, mas a intenção da contratação não foi para resolver agora, foi pensando em uma possível classificação e ele estar condições melhores na parte decisiva. Porém, devido a qualidade que ele tem, o tempo que ele ficar em campo vai nos ajudar. Percebi que ele ainda está não conseguindo render por muito tempo, mas vai ficar o tempo que aguentar”.

Do outro lado, com seis pontos, o Capixaba, que folgou na última rodada, está na cola do adversário e quer ter a honra de mandar o Vila mais cedo para casa. Se vencer, o time de Presidente Kennedy ultrapassa o adversário na tabela de classificação e vai com tudo para os dois últimos jogos da reta final da primeira fase. Mas antes mesmo de entrar em campo neste sábado, o time do Sul do Estado tem que vencer outro adversário: a crise. Por conta de salários atrasados, o clima na equipe não é bom, e o time ameaçou não entrar em campo. Portanto, a equipe do técnico Moreno ainda não foi definida para a partida.

Vilavelhense: Juninho; Igor, marco Antônio, Ávalos, Ben-Hur; Yuri, Gabriel, Goiano, Allan Dellon; Renaldo e Caio. Técnico: Fernando Tonet


Real Noroeste X Vitória
 Feijão é a novidade no Vitória. Foto: Sidney Magno
Após completar 99 anos de história, o Vitória quer vencer o Real Noroeste, neste sábado, às 19 horas, no Estádio José Olímpio da Rocha, em Águia Branca, para continuar comemorando na Copa Espírito Santo.

A partida tem ar de decisão. Líder do Grupo B, com 10 pontos, o Vitória tem apenas dois jogos até o fim do returno. Já os Merengues, em terceiro, com oito, tem mais três partidas pela frente. O vice-líder Botafogo de Jaguaré, que tem nove pontos, e o quarto colocado Linhares, com seis, mostram que a partir de agora, todo jogo é uma decisão.

Mas para a partida decisiva, Vevé terá problemas para escalar o Alvianil. O zagueiro Nem  e os atacantes Vitinho e Marcelo Pelé, todos lesionados, não jogam. Para a zaga, Roni deve ser escalado. No ataque, a novidade deve ser o garoto Feijão, de 19 anos, que teve boa atuação contra o Espírito Santo de Colatina, na última rodada.

A partida marca a estreia do técnico Eliomar no comando do Real Noroeste. E o novo treinador já chega mexendo na equipe. Os volantes Parley e Diego vão para o banco para a entrada de Juarez e Ivo.

Real Noroeste: Marcão; Edmar, Ricardo, Nei e Thiago (Diego); Juarez (Parley), Ivo, Pedrinho e Eltinho (Rickson); Willy e Ricardo Paraíba. Técnico: Eliomar

Vitória: Robson; Roni, Leandro, Nino, Wallace; Diogo e Adriano, Fusquinha, Guga; Feijão (Flavinho) e Zé Augusto. Técnico: Vevé



Rio Branco X Serra 

Enfrentar um adversário que está na lanterna da competição pode parecer fácil. Mas quando o rival, que ainda não venceu, está com sede de vitória e o seu time não vence há mais de um mês, a pressão aumenta e o clima da partida tende a ser tenso. Ainda mais se tratando de um clássico. Essa é a situação do Rio Branco, que enfrenta o Serra, no domingo, às 10 horas, no Estádio Engenheiro Araripe.~

Mesmo na vice-liderança do Grupo A, com oito pontos, a situação do Rio Branco na Copinha não é nada boa. Sem vencer desde o dia 28 de agosto, quando derrotou o Vilavelhense, a pressão sobre o Capa-preta é enorme. A torcida, que chegou a ficar de costas para o jogo no último empate – o quinto em seis partidas –, está impaciente.

Atacante Humberto está de volta. Foto: Gildo Loiola
Sabendo disso, o técnico capa-preta Mauro Rosa não quer saber de desperdício de gol. “O time tem que chutar um pouco mais ao gol. Na verdade, nem é chutar mais para o gol, e sim melhorar a pontaria.”, alerta o treinador.

Para que o time faça as pazes com as redes, Mauro Rosa segue apostando no esquema montado com dois atacantes. Um deles será Humberto, que volta após se recuperar de uma lesão no joelho. O outro deve ser garoto Myller, que vem ganhando espaço na equipe. No setor defensivo, Guaçuí, que estava no departamento médico, é a novidade. O zagueiro sofreu uma lesão na terceira rodada do primeiro turno, justamente contra o Serra, e agora volta para recuperar o tempo perdido.

Magalhães ainda acredita na classificação. Ft: Chico Guedes
Se a situação do Rio Branco não é nada boa, a do Serra é quase desesperadora. Lanterna da chave, com apenas dois pontos em 15 disputados, o Tricolor fica matematicamente desclassificado se não sair de campo com a vitória. E é na matemática que o time serrano se agarra para não ser eliminado. "Vamos jogar contra o Rio Branco sabendo que esta pode ser nossa última chance de classificação. É muito difícil chegar aos rivais, mas se os números dizem que a gente tem chances vamos acreditar", disse o atacante Magalhães.

Rio Branco: Reinaldo, Isac, Marcelo, Leandro Souza, Helder; Ramon, Gil Baiano, Emílio (Humberto), Ronicley; Humberto (Rodolfo) e Myller (Vitor Bubu). Técnico: Mauro Rosa

Serra: Rodrigo, Poney (Lucas), Claudião, Ivo e Matheus; Maurício, Piu, Tupã (Paulo Roberto) e Magalhães; Kaio (Oliveira) e Gil. Técnico: Zinho


Com informações de Gazeta Esportes e Globo Esporte.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário