terça-feira, 17 de maio de 2011

Tudo azul: o Clássico do Norte

Desde a década de 70, as duas cidades nortistas carregam uma rivalidade que só cresce com o tempo.

No litoral capixaba, o Rio Ipiranga e a paradisíaca Praia de Urussuquara fazem a divisa entre Linhares e São Mateus, duas das maiores cidades do norte do Espírito Santo. Conhecidos por suas belezas naturais, como a Lagoa Juparanã e a Praia de Guriri, os dois municípios disputam a preferência dos capixabas na alta temporada. Mas não são só os cartões postais que representam bem seus territórios. No futebol, as duas cidades do norte estão muito bem representadas. E no Capixabão 2011 não foi diferente.

Linhares e São Mateus terão pela segunda vez seus representantes disputando entre si a final do estadual. Nos próximos dois finais de semana, o maior clássico do norte vai decidir quem será o campeão de 2011.

Donos das maiores torcidas do norte capixaba, Linhares e São Mateus guardam uma rivalidade antiga, de antes mesmo do Linhares Futebol Clube – fundado em 2001 – existir. Nas décadas de 70 e 80, a Associação Atlética São Mateus, que ainda jogava o futebol amador, e o extinto Industrial Esporte Clube eram os responsáveis por agitar as cidades nortistas.

Mas a rivalidade só foi ganhar cara de clássico na década de 90. Em 1991 nascia o Linhares Esporte Clube, resultado da fusão entre o Industrial e o América, outro time da cidade. Já disputando o futebol profissional, as duas equipes arrastavam um bom público para o Sernamby, em São Mateus, e para o Guilhermão, em Linhares. Na primeira partida, no dia 21 de setembro, pelo Capixabão de 91, vitória do Pitbull do Norte por 1 a 0.

A primeira grande final

Passando pelo Estrela nas semifinais do Capixabão de 1997, o Linhares enfrentou pela primeira vez em uma final o São Mateus, que garantiu vaga ao derrotar a Desportiva. No primeiro jogo, vitória por 2 a 1 para o time da Terra do Cacau, dentro da casa do adversário. Na volta, empate em 1 a 1, placar favorável aos linharenses, que comemoraram pela terceira vez o estadual.

No ano seguinte, junto com Rio Branco e Vitória, a dupla do norte se classificou para o quadrangular final. E diferentemente da primeira fase, quando o Linhares venceu por 1 a 0, no quadrangular as duas partidas terminaram empatadas em 1 a 1. Mas quem levou o título, mais uma vez, foi o Linhares.

Mas os tempos de glórias do Linhares Esporte Clube estavam por acabar. Em 2002, o time da Terra do Cacau ficou em penúltimo lugar no estadual e foi rebaixado. Cheio de dívidas trabalhistas, fechou suas portas, deixando uma cidade inteira órfã.

Em 2001, um ex-presidente do Linhares Esporte Clube começa a redesenhar outro clube. Nascia ali o Linhares Futebol Clube, que desde 2008, quando enfrentou o São Mateus pela primeira vez, vem acirrando a rivalidade entre as duas cidades.

Nos próximos dois finais de semana, no estádio Justiniano Mello e Silva, em Colatina, Linhares e São Mateus vão escrever mais um capítulo – talvez o mais importante até aqui – do maior clássico do norte do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário