terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Trinta dias para o Capixabão 2011

Falta apenas um mês. No dia 21 de janeiro, quando o árbitro autorizar a partida entre Jaguaré X Rio Branco, às 20h15, no estádio Conilon, em Jaguaré, terá início o nonagésimo quinto (95º) Campeonato Capixaba de Futebol. E a apenas 30 dias do Capixabão, várias equipes ainda tem indefinições. Algumas sem técnicos, outras nem sequer jogadores. Dos 10 clubes participantes, apenas quatro – Rio Branco, Vitória, Colatina e Linhares – já começaram os treinamentos.

Confira abaixo a situação dos times que irão participar do Capixabão 2011 e o palpite para a campanha.


ARACRUZ

Ainda sem técnico, a diretoria diz que o time deve firmar parceria com um clube não divulgado da Série A do Brasileirão. Parte do elenco que conquistou a Série B do Capixabão 2010 deve permanecer, como o goleiro Dênis, o zagueiro Diego, o volante Gilmar, o lateral Fabrício e o meia-atacante Léo Oliveira. A previsão é que os treinamentos comecem no dia 5 de janeiro. A diretoria ainda busca por patrocínio.

Palpite: Campanha razoável. De volta à Série A depois de 11 anos, o Aracruz deve ser uma boa surpresa no Capixabão 2010, porém, não acho que a equipe irá brigar por título. O público de Aracruz deve ser bom também.


COLATINA
O técnico Pádua conta com um elenco formado por 15 jogadores, a maioria de fora do Espírito Santo. Entre eles, Oliveira (ex-Serra) e Diogo, zagueiro do Aracruz. O meia Jeferson, que já atuou pela seleção do Togo, também faz parte da equipe que treina desde o dia 6.

Palpite: Foge do rebaixamento. O rodízio de equipes colatinenses na Série A do Campeonato Capixaba deve continuar. Não é preconceito, ou melhor, pode até ser, mas algo diz que essa equipe do Colatina não vai longe na competição.


ESPÍRITO SANTO

Quase rebaixado no Capixabão 2010, o time de Anchieta manteve o técnico João Santos. O presidente do Espírito Santo, Cacá Stielber, garante que montará uma equipe competitiva e que vai contar com jogadores do Rio de Janeiro, mas não revelou nenhum nome até agora. Mistérios à parte, o time deve iniciar as atividades no dia 3 de janeiro.

Palpite: Campanha razoável. Pode parecer loucura dizer que o Colatina vai brigar para não cair e que o Espírito Santo fará uma campanha razoável. Mas se o presidente do Espírito Santo cumprir tudo que prometeu, a equipe de Anchieta deve ter uma situação bem mais confortável em 2011 e não deve ser saco de pancadas, como foi no último Capixabão.


JAGUARÉ

O contrato do técnico Giuliano Pariz com o Jaguaré vai até 2012, mas no andar da carruagem (a passos de caramujo), o time já se vê sem técnico. Sem técnico, sem elenco e sem previsão para começar os treinamentos. Entendeu agora o porquê do caramujo? O time da terra do Cacau ainda não se mexeu para o Capixabão 2011. Uma reunião do novo presidente, Helder Sossai, e sua diretoria com possíveis investidores acontecerá nesta quinta-feira e determinará os rumos do tricolor do norte.

Palpite: Incógnita. Se continuar como está, vai brigar para fugir do rebaixamento. O Time da terra do cacau não deve repetir o feito que conquistou nas quatro últimas edições, quando chegou à fase final. Se montar um bom elenco e mostrar a mesma postura que vem tendo desde 2007, pode ser até que chegue novamente na semifinal. Na semifinal!


LINHARES
O campeão capixaba de 2007 aposta mais uma vez no experiente China para comandar a equipe. E falando em experiência, o contrato do goleiro Hiran foi renovado. A equipe, que conta com vários jogadores revelados na base do clube, já treina desde o último dia 7. Segundo Adauto Menegussi, presidente do Linhares, a negociação com Paulinho Pimentel está quase finalizada.

Palpite: Candidato ao título. Se em 2010 o Linhares perdeu a vaga na semifinal nos últimos jogos, em 2009 ficou de fora por causa do saldo de gols e em 2008 foi eliminado na semifinal pelo Rio Bananal, em 2011 pode finalmente chegar lá. A diretoria está trabalhando, o elenco é bom e o time vem empolgado. Mas tem muito campeonato pela frente.


RIO BANANAL

Assim como o Jaguaré, a equipe ribanense vive uma situação complicada. O time não tem nenhum jogador sob contrato, mas a expectativa é de que até o dia 27 o elenco seja apresentado para iniciar os treinos.

Palpite: Foge do rebaixamento. Em situação parecida com a do Jaguaré, o Rio Bananal, vice-campeão em 2008 e terceiro colocado em 2010, deve ficar na corda bamba no próximo ano.

RIO BRANCO
A diretoria não atendeu totalmente o apelo de parte da torcida capa-preta, que depois da eliminação do time da Copa ES pediu renovação do elenco. Para o Capixabão, Toninho Andrade vai contar com a base da equipe que disputou a copinha. De novidade até agora só o zagueiro Estevão Toniato, os volantes Lewis e Igor e o meia David. O time treina há duas semanas e na última quarta-feira apresentou oficialmente o elenco e o novo patrocinador esportivo. A equipe capa-preta deve realizar a pré-temporada em Itaguaçu.

Palpite: Candidato ao título. É incontestável o favoritismo do Rio Branco para levar o Capixabão. Com o belo trabalho da diretoria e a boa equipe que tem, o capa-preta deve se destacar mais uma vez na competição e brigar forte pelo bicampeonato.


SÃO MATEUS

Vevé mais uma vez irá comandar o Pitbull do norte. O time se apresentou ontem com 16 jogadores no elenco, entre eles, destaque para o goleiro Robson Bahia – que disputou a Copa ES 2010 pelo Real Noroeste - o zagueiro Fabiano, o meia Bombom e o atacante Marcelo Pelé.

Palpite: Candidato ao título... Mas só se jogar no Sernamby. A diretoria ainda tenta a liberação para que o time mande seus jogos no Sernamby, o que é fundamental para o São Mateus. O elenco é bom, com alguns jogadores da campanha de 2009. Tem tudo para dar certo.


SERRA

Mal das pernas financeiramente, o time cobra-coral tenta um possível convênio com um clube de fora do Estado, que cederia jogadores. Por enquanto, Kall segue como técnico da equipe. O Serra pretende manter os atacantes Robinho e Piter, os meias Allan e Richard, o volante Wellington Ricardo, o lateral Rodrigo Cruz e os zagueiros Marco Antonio, Ivo Bolt, Bruno e Maurício e deve começar os treinamentos no terceiro dia de janeiro.

Palpite: Campanha razoável. Se manter os jogadores que disputaram a Copa Espírito Santo 2010, tem tudo para fazer uma campanha razoável. Acho difícil, na situação que se encontra, brigar pelo título. Mas no futebol capixaba tudo é possível.


VITÓRIA

Desde o dia 13 de dezembro, o técnico Fábio Henrique comanda os treinos no ninho da águia. O time permanece com os titulares campeões da Copa ES, exceto o meia Madson. Entre os novos reforços estão: o atacante Ricardo Paraíba, os meias Flávio Santos, Rafael Dentinho (ex-Linhares) e Sidnei (ex-Tupi-MG), os volantes Adriano (ex-Linhares) e Almiro, o zagueiro Fabiano (ex-Jaguaré), o lateral Helinho e o goleiro Paulo Vitor.

Palpite: Candidato ao título. Sem dúvidas um dos melhores elencos do futebol capixaba. O alvianil chegou à três finais nos últimos três campeonatos que disputou. O bicampeão da Copa ES deve brigar lado a lado com o Rio Branco na liderança do campeonato.

Com informações de

Bruno Marques e Thierry Gozzer

Nenhum comentário:

Postar um comentário