sábado, 20 de novembro de 2010

Memórias Capixabas: Caxias, o campeão ofuscado pelo tempo

Quem passa pela Avenida Maruipe, na altura do bairro Itararé, em Vitória, e repara o grande muro branco pintado com faixas vermelhas e pretas, pode não imaginar, mas ali dentro está um clube que já foi campeão capixaba de futebol. O Caxias Esporte Clube, que junto com Rio Branco, Vitória, América e Santo Antônio fazia parte da hegemonia do futebol da capital na segunda metade do século passado, levantou a principal taça do futebol do Espírito Santo em 1944.

Fundado em 1940 pela Polícia Militar do Espírito Santo, o Caxias iniciou sua história montando fortes equipes, formada pelos próprios militares, e não demorou para ser considerado um dos principais times de Vitória. No seu segundo ano participando do Estadual, o time dos militares ficou em terceiro lugar. Em 1943, a conquista do vice-campeonato reafirmou o Caxias como um dos grandes. Mas foi quatro anos após sua fundação que veio a primeira e mais importante conquista da história do Rubro-negro da Capital: o título estadual de 1944.

Seis equipes participaram do Capixabão naquele ano: Rio Branco, América, Vitória, Santo Antônio, Americano e Caxias. O time dos militares fez uma excelente campanha no turno, conquistando a Taça Cidade de Vitória. Ao final do returno, o Caxias tinha os mesmos 12 pontos do Rio Branco, com quem disputaria a partida decisiva.

Virada história em cima do Rio Branco e a consagração

Era um domingo, dia 17 de dezembro. A penúltima rodada do returno, contra o Rio Branco, grande favorito, no estádio Governador Bley, no bairro de Jucutuquara, podia dar o título inédito ao Caxias.

O jogo tinha tudo para ser um desastre para o time de Itararé, pois logo no primeiro tempo o Rio Branco abriu 3 a 0 no placar. Mas o que ninguém acreditava aconteceu. Depois da pancada, o Caxias conseguiu segurar o ataque capa-preta e revidou. Louro fez dois para o Rubro-negro e Lambari empatou a partida. A consagração veio com Wilson, que virou para o time da Polícia Militar. Final do jogo épico: Caxias 4x3 Rio Branco.

O rubro-negro viria a encontrar o Capa-preta, em uma partida decisiva, 26 anos depois, no Campeonato da Cidade. Em dois jogos realizados na final, empate em 1 a 1 no primeiro, com gol de Nicodemus, e vitória por 2 a 0 no segundo, com dois gols de Alcenir. Caxias, campeão do Campeonato da Cidade de 1970, o segundo título mais importante do clube. O Rubro-negro também foi vice do Campeonato Capixaba de 1945 e da Taça Cidade de 1955.

Quase 40 anos longe do profissional

Se 26 anos separaram o Caxias de suas conquistas mais importantes, 37 afastaram o clube do futebol profissional. O rubro-negro só voltou a disputar uma competição profissional organizada pela Federação de Futebol do Espírito Santo em 2008, quando participou da Série B do Capixabão. Sem grandes resultados, não conseguiu o tão esperado acesso. Em 2009, mais uma vez ficou para trás.






















Hoje, o clube se destaca no cenário capixaba em outras modalidades, como remo e natação. Mas a escolinha de futebol por detrás dos muros brancos com faixas vermelhas e pretas guarda futuros jogadores e a esperança de uma possível volta do campeão capixaba de 1944.

4 comentários:

  1. muito boa a materia parabens cara

    ResponderExcluir
  2. gostei muito tbm
    fala do belenense de goiabeiras!!!

    ResponderExcluir
  3. poderia me mandar o Hino destes clubes :

    Associação Atlética Colatina

    Rio Pardo Futebol Clube

    Alegrense Esporte Clube

    Ibiraçu Esporte Clube

    Desde ja agradeço...

    ResponderExcluir
  4. Tá errado o nome do jogador que fez dois gols no Rio Branco não e Louro e sim Lauro meu avô

    ResponderExcluir