terça-feira, 28 de setembro de 2010

O torcedor capixaba


Com todo respeito aos torcedores de times do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e de outros estados que figuram na chamada “elite do futebol brasileiro”. Mas para mim, o verdadeiro torcedor é aquele que se identifica com o time pela sua raiz. Que ao ter conhecimento da história do clube, lembra do lugar onde nasceu, passou sua infância e os melhores momentos de sua vida. O verdadeiro torcedor não é aquele que assiste ao jogo em frente à TV, e sim aquele que vibra, que canta, que pula, que grita e que sente toda emoção nas arquibancadas vendo o seu time jogar em campo. Bate palma, bate em instrumentos, bate no peito ou abraça o torcedor do lado ao comemorar um gol.

Confesso, sou mais um capixaba criado pela influência da mídia do eixo Rio-São Paulo. Ainda criança, com meus cinco ou seis anos, passei a me interessar por futebol e me aproximei do Flamengo. Nunca fui ao Maracanã. Todas minhas emoções, ou “pseudo-emoções”, foram na frente da televisão assistindo o rubro-negro carioca vencer o campeonato estadual. Como não sou de uma família fanática por futebol, o que eu sabia do esporte era graças à TV, ao jornal, etc. Quando criança, não conhecia nada do futebol capixaba. Vez ou outra, ouvia falar de um time do Espírito Santo que se aventurava e se dava bem (ou mal) em uma competição nacional, como o Linhares em 94, a Desportiva em 93 ou o Serra em 99. Na adolescência, resolvi por conta própria ir ao estádio, na época, ainda sonhava em ir ao Maracanã, mas me contentei em pegar o ônibus Transcol e ir para Jardim América no Engenheiro Araripe. Rio Branco X Desportiva era a partida. Logo que cheguei fiquei impressionado com a quantidade de torcedores indo ao jogo. Uma invasão vestida de preto e branco, verde e grená. Comprei meu ingresso e entrei pela portaria mais próxima; a que dava acesso à torcida do Rio Branco. Por lá fiquei e de lá não quis mais sair. Aquela torcida pulando, cantando e empurrando o time me tocou de alguma forma. A torcida adversária fazendo o mesmo me incentivou a ajudar a torcida que por acaso eu havia entrado. E lá estava eu, um flamenguista pulando e gritando o nome de outro time. Naquela altura eu já não era mais torcedor do Flamengo, aliás, nunca fui. Tornei-me ali mais um apaixonado, mais um guerreiro, mais um Capa-preta. Um verdadeiro torcedor. Um torcedor capixaba.

O Capixaba Futebol Clube é um blog feito para falar sobre o nosso futebol. Sobre os nossos times. Relembrar histórias antigas, ficar por dentro dos campeonatos e do dia-a-dia das equipes e fazer uma análise dos acontecimentos recentes. Esse blog é para todos nós, capa-preta, grená, serranos, alvianil, mateense, linharense, enfim, para todos nós, torcedores do Espírito Santo. Pois afinal, somos capixabas e temos time pra torcer!

2 comentários:

  1. Boaaa irmão... parabens pelo blog, já ta nos favoritos. Min ha paixão começou mais ou menos assim tambem.

    SCP

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa, porque torcedor de verdade são os que vão ao Estádio!
    SCP

    ResponderExcluir